Casa do Paço, Donas

Casa do Paço, na Freguesia de Donas. 

A casa do Paço situa-se no Largo da Igreja de Donas. Trata-se de um notável paço quinhentista de estilo manuelino, com influências de gótico, pertenceu à família do célebre cardeal de Braga, D. Jorge da Costa, natural de Alpedrinha. De planta rectangular simples, apresenta dois pisos e alçados em granito aparente. Na fachada principal, dispõe-se uma escadaria de dois lanços que conduz ao balcão que serva o portal da casa. A varanda é sustentada por um arco pleno enquadrado por dois contrafortes pilastrados de cariz maneirista. O portal, flanqueado por quatro colunelos emoldurando quadrifólios, apresenta arco abatido rematado por três cogulhos. À direita, abre-se um belo janelão em arco canopial de ornamentação semelhante à do portal. Na esquina, rasga-se uma janela de ângulo sobrepujada por cinco cogulhos, com dois arcos plenos de duas arquivoltas separados por um mainel. Os alçados secundários são servidos por varandas alpendradas em madeira, tipicamente beirãs.

Classificada Imóvel de Interesse Público pelo Dec. 129/77 de 29 de Setembro.


Fonte do Texto:

Geocaching, disponível em: https://www.geocaching.com/geocache/GC3YJMV_donas-casa-do-paco-e-capela-dos-pancas , acedido a 03/05/2021.



© 2021 UF de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia