Capela de Pancas, Donas

Capela de Pancas, na Freguesia de Donas. 

Construída nas meadas do século XVII do lado direito da Igreja Matriz e no plano da capela-mor, adossa-se a Capela dos Pancas, quinhentista e de estilo manuelino.Foi, muito provavelmente, construída pela família de cardeal de Alpedrinha, D. Jorge da Costa, possuidora na povoação de Casa do Paço. Tal como este solar, a capela apresenta vários elementos ornamentais manuelinos. De alçados graníticos, apresenta esquinas contrafortadas por botaréus rematados por pináculos. Do topo de cada um dos cunhais projecta-se uma gárgula zoomórfica. Sobre os paramentos corre uma dupla cornija ornamentada, rematada por platibanda e pequenos pináculos.
No seu interior, o tecto, em abóbada é formado por três arcadas que se reúnem no meio, sob um florão. Neste existe uma placa com a coroa de Espinhos. Nas arcadas, um pouco afastadas do centro, há outras três placas, onde estão pintados, numa a Escada, a Lança e a Esponja, noutra, o Martelo e os Cravos, e na última, o Galo.
No altar, existe uma valiosa imagem, de madeira, em tamanho natural, de Jesus crucificado. Foi incorporada na actual igreja em 1868. Edificada no século XVI e encontra-se classificada como imóvel de interesse público, por decreto n.º 129/77, publicado em Diário da República n.º 226, de 29 de Setembro.


Fonte do Texto:

Geocaching, disponível em: https://www.geocaching.com/geocache/GC3YJMV_donas-casa-do-paco-e-capela-dos-pancas , acedido a 03/05/2021.



© 2021 UF de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia